Lançamento acontece no próximo dia 15 de junho, às 19h, no Centro Mariantonia, em São Paulo
Sérgio Sister
Imagens de uma juventude pop: Pinturas políticas e desenhos da cadeia
Lançamento: Dia 15 de junho, às 19h
Local: USP – Centro Mariantonia (Rua Maria Antônia, 258– Vila Buarque, São Paulo)
Preço: R$ 96,00
Venda on-line: https://shop.nararoesler.art/produtos/imagens-de-uma-juventude-pop-pinturas-politicas-e-desenhos-da-cadeia/
A Nara Roesler Livros tem o prazer de anunciar o lançamento de Imagens de uma juventude pop: Pinturas políticas e desenhos da cadeia, publicação dedicada ao artista brasileiro Sérgio Sister. Imagens de uma juventude pop: Pinturas políticas e desenhos da cadeia apresenta imagens dos trabalhos iniciais do artista, acompanhados de um texto de autoria do próprio artista, assim como ensaios de Luis Pérez-Oramas, Camila Bechelany e Tadeu Chiarelli, além de uma entrevista com o artista realizada pela jornalista Cynthia Garcia. Editada em 2019, a publicação foi lançada no mesmo ano em Nova York e, devido à pandemia, será lançada agora no Brasil.
O livro reúne obras ainda pouco conhecidas de Sister, porém cruciais para a uma ampla compreensão da sua carreira artística não só no que se refere à sua prática, mas também destacando sua relevância na história recente do Brasil. Em 1965, Sérgio Sister começou a pintar em meio à crescente instabilidade política e repressão que eventualmente levariam ao regime de ditadura militar que perdurou no país de 1965 a 1985.
Devido a sua atuação como jornalista e artista politicamente engajado, Sister foi encarcerado por cerca de um ano em 1970, período durante o qual o artista buscou em sua arte um modo de resistência e sobrevivência. As bases de sua carreira artística conjugadas com o tempo em que esteve preso, fizeram emergir um potente corpo de trabalho que retrata fragmentos de suas próprias experiências, muitas vezes inquietantes, além de revelar o início de sua investigação contínua com cores e composições. Imagens de uma juventude pop: Pinturas políticas e desenhos da cadeia, remonta a extraordinária trajetória de Sister ao mesmo tempo que relaciona seu trabalho passado e presente com os contextos sociais, políticos e culturais brasileiros.
O evento de lançamento ocorre no dia 15 de junho, às 19h, no Centro MariAntonia, em São Paulo, no contexto da mostra Imagem-Testemunho: experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar, exposição coletiva realizada em parceria com o Memorial da Resistência, e que inclui desenhos, pinturas, colagens e gravuras realizadas por 12 presos políticos durante os anos 70 em presídios de São Paulo, incluindo obras de Sérgio Sister, Sérgio Ferro, Alípio Freire, entre outros. A mostra segue em exibição no Centro MariAntonia até 10 de dezembro de 2023.
sobre sérgio sister
Sérgio Sister (n. 1948, São Paulo, Brasil) reside e trabalha em São Paulo, Brazil. Entre suas exposições individuais recentes, destacam-se: Pintura e vínculo, na Nara Roesler (2021), no Rio de Janeiro, Brasil; Then and Now, na Nara Roesler (2019), em Nova York, Estados Unidos; Sérgio Sister: o sorriso da cor e outros engenhos, no Instituto Ling (2019), em Porto Alegre, Brasil;Sérgio Sister, na Kupfer Gallery (2017), em Londres, Reino Unido; Sergio Sister: Malen Mit Raum, Schatten und Luft, na Galerie Lange + Pult (2016), em Zurique, Suíça; Expanded Fields, no Nymphe Projekte (2016), em Berlim, Alemanha. Participou das 9a e 25a edições da Bienal de São Paulo, Brasil (1967, 2002). Exposições coletivas recentes incluem: Entre tanto, na Casa de Cultura do Parque (2020), em São Paulo, Brasil; A linha como direção, na Pina Estação (2019), em São Paulo, Brasil; The Pencil is a Key: Art by Incarcerated Artists, no The Drawing Center (2019), em Nova York, Estados Unidos; Géométries Américaines, du Mexique à la Terre de Feu, na Fondation Cartier pour l’Art Contemporain (2018), em Paris, França; AI-5 50 anos – Ainda não terminou de acabar, no Instituto Tomie Ohtake (ITO) (2018), em São Paulo, Brasil; e MAC USP no século XXI – A era dos artistas, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) (2017), em São Paulo, Brasil (2017). Suas obras fazem parte de importantes coleções, tais como: François Pinault Collection, Veneza, Itália; Fundación/Colección Jumex, Cidade do México, México; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), Rio de Janeiro, Brasil; Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil, entre outras.
sobre a nara roesler livros
Nara Roesler Livros é a nova fase da iniciativa editorial que produz publicações cuidadosamente elaboradas desde sua criação, em 2011. A Associação para o Patronato Contemporâneo –, APC, foi concebida com a finalidade de fomentar o pensamento crítico em torno da prática artística contemporânea no Brasil por meio da produção de livros inéditos. Tendo editado 21 publicações durante um período de nove anos, a Nara Roesler Livros/APC tem consistentemente levado seus livros a bibliotecas públicas, escolas e museus e está presente em livrarias por todo brasil.
Be the first to comment