mar23c chotil 300x283 -

Autora residente em Paris lança livro de poemas que revisitam duros momentos e promovem a redescoberta de um país revisto

Mazé Torquato Chotil é uma autora brasileira que reside em Paris há muitos anos. Em sua trajetória como escritora conta com 12 publicações. Neste ano, eis que uma nova obra vem se somar às demais. Trata-se do livro “Jornal de bordo: Brasil de 2021”, cujo lançamento deve acontecer em abril, quando a autora regressa ao país para reencontrar amigos, familiares e leitores.

A obra em questão é marcada pela intensidade de um olhar expatriado, um desfilar de versos que relembram o leitor de todos os horrores e dificuldades do segundo ano de pandemia, mas também lançam nova luz sobre a nossa brasilidade, uma releitura da realidade brasileira por quem tem a chance de olhar o país de fora.

“Uma das propostas do meu livro”, diz a autora, “é essa de ver o Brasil após a pandemia. Uma viagem de redescoberta do país dois anos depois da minha última estadia”.

capas3d jornal 300x210 -

Mazé expõe por meio de sua poesia vários sentimentos, escreve sobre seus encontros e redescobertas diante do país onde nasceu e cresceu. “Eu vejo um Brasil múltiplo”, ela continua, “com seus pontos positivos e negativos. Um país visto por olhos ‘novos’, com suas contradições e possibilidades”, finaliza.

No texto de orelha, o escritor Rafael Belo assim apresenta o livro: “Olhar o olhar de Mazé é assistir um filme real. Ao vivo de tudo que passamos sem passar panos ou amenizar.  […] Neste reflexos e reflexões, as partidas ainda doem […] Saber da morte, ouvir a morte e o restante, tudo de longe, distante para evitar o contágio, parece, ainda hoje, fazer o oposto. […] É neste encontro diário que somos abordados a bordo e bordados no ponto mais extremo dos lugares, deixando que cada um de nós sinta frio. Frio na barriga, na pele da decisão… Nada vai esquentar se não deixarmos o sol entrar em ação diante da nossa paralisia, é hora da terapia, sentar e sair desta orelha de livro para entrar de vez neste Jornal de bordo.”

O livro é mais um lançamento da Penalux e já está disponível em pré-venda no site da editora.

capa Jornal 201x300 -SERVIÇO

“Jornal de Bordo: Brasil de 2021”, poesia (2023) – Mazé Torquato Chotil. R$ 42.

Link para compra:
https://www.editorapenalux.com.br/loja/jornal-de-bordo

MazeTorquatoChotil fotoM.A. Bono 300x283 -

SOBRE A AUTORA

Mazé Torquato Chotil é jornalista e escritora, nascida em Glória de Dourados-MS. Morou em Osasco-SP por mais de 10 anos e vive em Paris desde 1985, onde desenvolve atividades culturais. Doutora em ciências da informação e da comunicação (Paris VIII) e pós-doutora (EHESS). Tem 12 livros publicados (cinco em francês), dentre esses, destacam-se “Na sombra do ipê”; “Nascentes vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena”; “Na rota de traficantes de obras de arte”; “Maria D’Apparecida: negroluminosa voz”; “José Ibrahim: O líder da grande greve que afrontou a ditadura”; “Lembranças do sítio” e “Lembranças da Vila”.

Please follow and like us:
Be the first to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial