Fernando Andrade entrevista a poeta Rose Araujo

Rose Araujo - Fernando Andrade entrevista a poeta Rose Araujo

 

 

 

FERNANDO ANDRADE:   Sua poesia obedece aos espaços livres do voo, da imaginação com as palavras, uma liberdade de fazer sentidos flanar por aí. Como é sua verve criativa com as palavras verseiras?

ROSE ARAUJO: Fernando, é muito interessante quando – de alguma forma – mergulhamos no universo do autor e suas matizes. Sim, o fazer poético desperta curiosidades.Confesso que não tenho exatamente um método ou periodicidade. Mas sim, as palavras me saltam dos sonhos para o papel, sem medo.
Digo, em um minicrônica inédita (disponibilizada abaixo) que é uma verdadeira “algazarra lunar”. 
 
ALGAZARRA LUNAR
 
Desperto, de súbito, assustada. Um feixe de sol descortina o dia, como se gritasse um “acorda”, ecoante por todo o quarto. Sinto gosto de guarda-chuva na boca, após uma noite em versos. Os olhos semicerrados demoram a experimentar mais um novo amanhecer.
 
E, em pano de fundo da lua de ontem, as palavras. Ah, sempre as palavras, que invadem — mais que o dia — e reverberam sintaxes. Elas vêm de dentro e digladiam, cada uma com sua singular força motriz; cada qual disputando o reinado, em uma próxima poesia. As palavras se fazem presentes e ensurdecedoras, almejando imediata escalação e alguma forma de protagonismo. Ao longo da noite, apresentaram-se discretas, sorrateiras, na tentativa de versos que fizessem sentido. Em outras vezes, apenas invadiram o sono em sonho, sendo cuspidas e voltando a aguardar um esculpir. Sim, a arte também é serviço braçal… 
 
E as horas mergulharam em ponteiros inquietos e constantes.
 
A alvorada mansamente se apresenta. Recolhe imantadas estrelas, reveza o cenário, com as nuvens suspensas.
 
E, sob a fresta solar, recobro os sentidos, debaixo de um sol ardente, que insiste em me expulsar da cama. Algazarra formada, hora de transpor ao papel a narrativa do assalto lunar. Depois, escovar os dentes.
 
Mas sim, para “capturá-las”, sempre tenho em minha cabeceira um bloquinho de anotações e um lápis e ao amanhecer organizo a saborosa algazarra…
 
 
FERNANDO ANDRADE: Com você trabalha o som, o ritmo dos poemas, gosta de aliterações, assonâncias nos versos?

ROSE ARAUJO: Meus poemas são bastante musicais, sonoros, talvez por eu vir de berço de artistas –  minha mãe aprendeu a desenhar delicadamente,  com a colônia japonesa, no Paraná e meu pai era seresteiro, violonista e compositor – e também por trabalhar com produções musicais, tenho a sonoridade como parceira. 
No meu processo sinto a necessidade de ouvir o ritmo e cadência do poema, algumas vezes subtraio verbos, versos e palavras, para que ele nos chegue “redondo”…
Em algumas outras me utilizo de assonâncias e aliterações,  mas de uma forma muito fluida, intuitiva. Também me revelo em rimas internas e audíveis silêncios,  que é o tempo da pausa, em alguns deles: imprescindível o tempo do poema e o diálogo com os vazios eloquentes do papel.

 
 
FERNANDO ANDRADE: O jogo com as palavras entre sua forma e sentido me chamou atenção. Como se na feitura do verso houvesse uma curiosidade com a invenção do significado que nunca parece fechado, mas sim polissêmico, plural, aberto. Fale um pouco sobre isso.

ROSE ARAUJO: Sim, Fernando, eu gosto da magia dos fazeres e das palavras, dos seus significados, etimologias e desdobramentos. Elas me evocam imagens e cores e sentidos. Escrevo de forma efetiva e afetiva, percebendo e acolhendo as cores cotidianas que nos habitam, em tempos gris.
A escrita é pura carpintaria, moldando e interpretando sentidos, sendo vez e voz daquele que abriga nossos versos. Para mim o tecer palavras tem o dever de “ser sol, ensolarar, desnublando dias,  com palavras e sentires.
 
 
FERNANDO ANDRADE:  Para você quanto a música está próxima do formato poema na página. Já musicou algum poema seu ou alguém já o fez?  Letra.
 
ROSE ARAUJO: Fernando, sou bastante musical e  honrosamente estou desenvolvendo o projeto gráfico do livro comemorativo dos 50 anos do Clube da Esquina, meu berço é da MPB. Menciono esse “presente” porque tudo pra mim se converte em melodia e meu poemar não poderia ser diferente. 
A música caminha junto com a melodia de um texto, de um poema. Seus versos bailar, tem tônica e ritmo, tanto visual quanto verbal e sonoro. É um constante bailar das palavras.
 
 
 
 
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This Article Has 1 Comment
  1. Ângela Araújo Reply

    Incrivelmente lindo conhecer o caminhar na construção de um poema, piesua!

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