Romance ‘Meninas comportadas e modos atrevidos’  mostra as inconfidências do olhar sobre o outro entre a vida pública e privada numa cidade interiorana | Fernando Andrade

H MARTINS - Romance 'Meninas comportadas e modos atrevidos'  mostra as inconfidências do olhar sobre o outro entre a vida pública e privada numa cidade interiorana | Fernando Andrade

 
 
 
 
 

Fernando Andrade | escritor, jornalista e crítico de literatura

Onde estiver com fome não infiltre a palavra engenho. Ela pode moer tantos grãos de sentidos que não pertencem somente à você. Numa cidade Felicidade do norte a fome de saber é algo muito perto de certa vontade de lacunar os nomes e identidades de terceiros.  Portanto se existem fronteiras para eu saber de alguém, suas particularidades, manias,  são os fins de rua que dão nas estradas onde os movimentos dos carros não obedecem mais aos seus moradores desta ou aquela cidade.
O disse me disse tão comum e particularmente parece ser um modo de operar dentro de uma região onde excede tantas limitações geográficas. E o que acontece no novo romance do escritor H. Martins, Meninas comportadas e modos atrevidos, editora Penalux. Num lugar onde as pessoas circulam as confidências e pequenas intimidades sobre o olhar da vida pública, as relações interpessoais ganham contornos de enxeridas conotações sexuais, sobre via privada e pública.
O desejo masculino parece na cidade não medido por parâmetros éticos, a palavra começa a ser avaliada pelo tom jocoso de uma calúnia ou inconfidência. As mulheres são desembaraçadas no seu corpo e espírito, mas os homens as temem e partem do microcosmo de um lugar pequeno, para ampliar o espaço público sobre relações sentimentais de foro íntimo.
Martins com uma escrita reflexiva expõe toda a dinâmica dos corpos entre gêneros, como seus tensionamentos quanto à segredos e palavras guardadas. As demandas do privado entre quatro paredes ganham no espaço social, uma notoriedade pública , onde política e social se misturam para certos interesses particulares. O próprio exercício da medicina onde o aspecto ético deveria ser sacramentalização, é desvirtuado por exercícios de ciúmes e invejas de uma localidade, onde o médico deixa o espaço social para ser mais um homem competitivo perante as intrincadas operações da libido masculina descontrolada dos homens da Felicidade do norte.

Please follow and like us:
This Article Has 1 Comment
  1. H. Martins Reply

    Obrigado pela excelente crítica. Captou o espírito ensejado na novela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial