Livro de poemas Acúmulo propõe uma escrita catártica e visceral

acúmulo capa 228x300 - Livro de poemas Acúmulo propõe uma escrita catártica e visceral

Lilian Sais. Acúmulo. Editora Patuá. 2018.

 

 

 

Livro de poemas Acúmulo propõe uma escrita catártica e visceral. 

por Fernando Andrade

 

O tempo da vida é uma flor que se mantém tesa? Mas qual? visão temos recondicionada da flor? Flor,  a planta mais condicional da biologia terrestre. Nos olhos dela e para os outros nos mantém sempre a beleza. Porém a flor murcha, fenece, morre. Para além do seu vernáculo semântico que nos condiciona nas mais variadas condicionantes culturais, temos que partir para uma questão mais intensa-interna, como se a flor tivesse um esqueleto cuja forma pudesse ser de um cadáver. Um cadáver de flor. Na sua feiura, é possível ver os opostos quando os olhos só veem a beleza?

No campo da poesia, temos um vasto saber sobre os sons e sua  beleza estética que palavras podem soar tanto aos ouvidos mais exigentes quanto ao estudo da grafia. A imagem da  palavra-grafada. Mas o poeta, pelos menos pelo pouco que entendo, se faz da sujeira das palavras bonitas, o que vão no vão delas. E do mundo que ele (poeta) recolhe feito um gari do mundo ecologizado. Aí, pergunto? com o poeta pode dialetizar perante a beleza das palavras, o subterrâneo  que corre dentro de suas veias, sua assinatura mais sanguínea, mais visceral.  Trazer o magma-espúrio do humano; das larvas podres que fertilizam o inanimado,  o desenho humano animado  das  sombras de cavernas platão-nescas, este é o artefato de uma cantautora que opere cirurgicamente a linguagem pela natureza da espécie humana.

Lilian Sais em seu livro Acúmulo, editora Patuá, parte de uma experiência que é inteiramente sua,  mas compartilhada com e para o outro. Uma das posições mais difíceis é falar de si,  ainda mais como poeta, tendo em vista, uma co-identificação com o sentido do outro. Aqui Lilian poderia se apegar à uma experiência biográfica testemunhal de seu viver em São Paulo, costurar um eu-narrador poetizado aos acúmulos de fatos-fardos que sopesam uma vida urbana, com todos as individualidades impostas e respostas com e para isso.  O trabalho do lavrador da linguagem no caso de Lilian (perfeito!) é fazer uma espécie de agricultura da sua semântica textual espalhando sentidos através da linguagem pelo coletivo (no caso, campo-terra) quase uma  polinização de sedimentos e alimentos pela estrutura da terra- narrativa. Quando um leitor lê algo que o aflige, esta é um das posições da arte produzir (aflição) através da flecha do pertencimento-questionamento. Naquele momento, ele chama através de sua leitura um processo de identificação-entre-todos- que lerem-o-cerne-do-conflito e postularam o pertencimento comum.

 

 

 

36755322 1739326756144650 4258675926155395072 n 300x300 - Livro de poemas Acúmulo propõe uma escrita catártica e visceralFernando Andrade, 50 anos, é jornalista, poeta, e crítico de literatura. Faz parte do Coletivo de Arte Caneta Lente e Pincel. Participa também do coletivo Clube de leitura onde tem dois contos em coletâneas: Quadris no volume 3 e Canteiro no volume 4 do Clube da leitura. Colaborador no Portal Ambrosia realizando entrevistas com escritores e escrevendo resenhas de livros. Tem dois livros de poesia pela editora Oito e Meio, Lacan Por Câmeras Cinematográficas e Poemoemetria , e Enclave ( poemas) pela Editora Patuá. Seu poema “A cidade é um corpo” participou da exposição Poesia agora em Salvador e no Rio de Janeiro. lançou neste ano o seu quarto livro de poemas, a perpetuação da espécie pela Editora Penalux.

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us:
Be the first to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial